GENÉTICA CANINA: A ESCOLHA DE UM CÃO
OS PROBLEMAS MAIS COMUNS DO PUG SÃO...
Clique no link de cada doença ou problema para entender como avaliar a qualidade do trabalho do criador, ao reproduzir seus animais. Assim você pode escolher adquirir um filhote com mais chance de ser saudável.
Aqui leia mais sobre os riscos de produzir cães mini, micro ou toy
A displasia coxofemoral, que ocorre em 69,7% dos cães*

A displasia de cotovelo, que ocorre em 45,3% dos cães**
Estatísticas de estudos internacionais:
* https://www.ofa.org/diseases/breed-statistics#detail (estatística dos EUA): esta prevalência corresponde à proporção de exames de imagem anormais. Embora para esta raça, um número menor de cães com diagnóstico da doença efetivamente desenvolva os sinais clínicos, o controle da doença nos cruzamentos é extremamente importante.
** https://www.ofa.org/diseases/breed-statistics#detail (estatística dos EUA): esta prevalência corresponde à proporção de exames de imagem anormais. Embora para esta raça, um número menor de cães com diagnóstico da doença efetivamente desenvolva os sinais clínicos, o controle da doença nos cruzamentos é extremamente importante.
*** http://www.offa.org/stats_pl.html (estatística dos EUA)
CUIDADOS BÁSICOS NO MOMENTO DA ESCOLHA DO CANIL
Você deve se preocupar especialmente com problemas de coluna e com a displasia coxofemoral, os mais comuns na raça. Existem maneiras de você avaliar se o criador está realizando cruzamentos que priorizem a saúde da ninhada.
Leia mais aqui sobre problemas de coluna
Leia mais aqui sobre a displasia coxofemoral
Não deixe também de ler mais sobre braquicefalia - a característica de fuço achatado desta raça
Área do criador