5)Na detecção de animais que irão desenvolver doenças de início tardio: para doenças recessivas,

              A moda dos mini cães

No passado, diversas raças já foram modificadas para a criação de linhagens menores, um processo que nas primeiras gerações é sempre perigoso. No entanto, após muitas gerações, o nascimento de animais com doenças genéticas diminui, a nova linhagem de tamanho pequeno se torna homogênea, e inclusive aceita como um tipo diferente da raça. Exemplos são as linhagens toy, micro e mini de raças como Poodle, Schnauzer e Fox Terrier.

No entanto, quando criadores de uma raça que não possui como padrão de tamanho os tipos toy, micro ou mini, começam a produzir animais deste tamanho, o processo é extremamente arriscado.

Este criador teria, em teoria, três opções para a produção de um cão menor que o padrão da raça. Veja nossa ilustração abaixo, que mostra estas opções e seus resultados

                 A saúde de cães muito pequenos

Com o aumento do número de pessoas vivendo em apartamentos, a procura por cães pequenos tem aumentado muito no mundo inteiro. Existem vários tipos de cães, tanto de raça pura como sem raça definida que atingem um tamanho muito pequeno na fase adulta.

 

Cães denominados toy, mini e micro possuem a saúde frágil: uma série de problemas está relacionada à miniaturização, podendo ocorrer de maneira isolada, ou todos no mesmo animal, dependendo da gravidade.

 

- O sistema imunológico de alguns destes cães não é o ideal: muitos são mais suscetíveis à diversas doenças

- Muitos cães deste tipo possuem mais alergias

-Estes cães possuem maior fragilidade de ossos, ligamentos e articulações

- A hidrocefalia é muito mais comum em animais deste tamanho

No entanto, se a criação é feita de maneira responsável, é possível minimizar os problemas nas ninhadas de raças que já são pequenas. 

As fotos mostram as diferenças de tamanho entre um "mini Shih Tzu" (um padrão não existente oficialmente) e um cão da mesma raça, com o tamanho padrão correto. Um Shih Tzu deve ter entre 4,5 e 7,5kg, nunca menos do que isto.

    OPÇÃO 1

Nenhum problema de saúde associado à esta prática

    OPÇÃO 2

CUIDADO!!!

Mesmo que você escolha um filhote saudável, a prática de cruzamento entre parentes provoca o nascimento de filhotes com doenças sérias, que muitas vezes não são mostrados para o comprador.

NÃO ESTIMULE ESTE TIPO DE PRÁTICA

Leia mais aqui sobre o cruzamento entre parentes

    OPÇÃO 3

Nenhum problema de saúde associado à esta prática