5)Na detecção de animais que irão desenvolver doenças de início tardio: para doenças recessivas,

A  BRAQUICEFALIA  EXCESSIVA

O criador responsável...

...avalia cuidadosamente todos seus animais, e nunca utiliza como reprodutores cães com braquicefalia excessiva.

COMO DETECTAR O CRIADOR QUE TRABALHA PARA DIMINUIR O NASCIMENTO DE ANIMAIS COM BRAQUICEFALIA EXCESSIVA?

Antes de escolher seu filhote, se informe sobre o padrão máximo de braquicefalia da raça.
Se ficar em dúvida, solicite fotografias dos pais da ninhada e converse com seu veterinário.

Muito cuidado com o criador que ...

...procura o exagero na braquicefalia, pois é esta característica que vai fazer vender seus filhotes para o comprador desinformado e que procura ‘o cão da moda’. Este tipo de criador procria os animais indiscriminadamente na busca do aumento desta característica. Reproduz seus animais com o fuço mais achatado e com olhos grandes, provocando uma braquicefalia excessiva na ninhada. Não tem a mínima preocupação ou conhecimento das doenças que estes filhotes desenvolverão devido ao agravamento da característica.

Vocé é criador, já trabalha da maneira proposta para prevenir o problema, mas quer fazer mais?

  Parabéns!

Informe-se aqui,

ou

entre em contato conosco! 

Descrição:

          Cães braquicefálicos são conhecidos popularmente como “cães da cara achatada.  O criador que não tem o cuidado necessário, produz alterações anatômicas altamente prejudiciais à saúde do animal, causando sérios problemas respiratórios, oculares e alimentares, podendo levar até a morte. A braquicefalia exagerada diminui o bem-estar animal e os condena a sentir dor, privação e grande possibilidade de abandono, visto que o cão que era moda, passa a ser uma fonte de problemas e gastos.

       O formato dos ossos do crânio é determinado geneticamente e, assim, um cão braquicefálico herda esta característica de seus pais. Quando dois animais com braquicefalia excessiva são reproduzidos, existe uma grande chance de esta característica se somar na ninhada, provocando o nascimento de cães com sérios problemas. No exagero desta característica, provocado pelos criadores, podemos ver inúmeros outros problemas, que favorecem o aparecimento de diversas doenças.  Veja alguns dos problemas mais comuns associados a este formato de crânio exagerado, e leia mais sobre cada uma delas:

As seguintes fotografias demonstram exemplos de cães com braquicefalia normal (dentro do padrão de cada raça), e aqueles com um exagero desta característica. Quando estiver avaliando criadores e possíveis ninhadas, é de extrema importância conhecer os pais e avaliar o grau de braquicefalia dos mesmos, para que não estimule a criação a partir de cães que não poderiam ser reproduzidos, e que acabariam por gerar filhotes com sérios problemas. Na dúvida, solicite ao criador fotografias dos possíveis pais da ninhada da qual está pretendo adquirir seu filhote. Uma avaliação médica desta característica é muito importante para lhe indicar que o cão está dentro dos limites saudáveis, o que aumenta a chance de uma ninhada normal.

Braquicefalia dentro do padrão da raça

Braquicefalia exagerada