GENÉTICA CANINA: A ESCOLHA DE UM CÃO
O COLAPSO INDUZIDO PELO EXERCÍCIO - CIE
COMO DETECTAR O CRIADOR QUE TRABALHA PARA DIMINUIR O NASCIMENTO DE ANIMAIS COM "CIE"?
O criador responsável...
...realiza a avaliação dos familiares dos animais que serão cruzados. Se um cão tem algum parente com o diagnóstico de CIE, o mesmo não deve ser cruzado com outro cão semelhante. É importante não realizar cruzamentos consanguíneos, pois os mesmos aumentam muito a chance de nascimentos de filhotes com esta doença.
Antes de escolher seu filhote, converse com o criador sobre as maneiras como ele avalia seus cruzamentos com relação a esta doença.
Muito cuidado com o criador que cruza os animais de forma aleatória, sem se preocupar com o grau de parentesco, bem como com a verificação da predisposição genética do animal que poderá ser um portador silencioso da mutação causadora da doença. Cuidado também com o criador que realiza cruzamentos consanguíneos, pois isto aumenta a chance de nascimento da doença
Descrição:
O Colapso Induzido por Exercício (CIE) é uma doença hereditária de característica recessiva, a qual é representada por fraqueza muscular, dificuldade para se locomover e que resulta em colapso após intensa atividade física (5 à 20min). É uma causa muito comum de intolerância ao exercício em cães Labradores jovens. A recuperação do animal após o colapso é gradual, podendo ocorrer o óbito durante a crise. A idade em que os sinais aparecem pela primeira vez varia desde 5 meses até 3 anos de idade no animal. É diagnosticada mais comumente em cães da raça Labrador e mestiços da raça Labrador.
Estudos descrevem que até 4,5% de animais desta raça possuem esta enfermidade no mundo. Além disto, sabe-se que 30% dos labradores possuem essa mutação, sem manifestar a doença, sendo denominados portadores assintomáticos. Por ser uma doença recessiva, no cruzamento entre dois animais portadores assintomáticos 25% da prole terá a doença, e o cruzamento entre parentes aumenta muito a chance de nascimentos de animais doentes.
Diagnóstico:
O diagnóstico é feito pelo veterinário através dos sinais clínicos, após o primeiro colapso. No entanto, muitas vezes já é tarde para o animal, pois o colapso pode causar a morte. O que a maior parte da população (criadores e tutores) desconhece é que o diagnóstico precoce desta enfermidade pode ser feito mesmo antes do primeiro colapso, inclusive no animal recém nascido. Este diagnóstico é feito através de exame de DNA, disponível tanto em laboratórios do exterior como do Brasil, onde se observaa a presença ou não da mutação genética. Este teste demonstra se o animal tem a doença, se o mesmo é normal ou se o mesmo é portador silencioso da mutação. Leia mais aqui sobre estes testes de DNA.
Para saber mais...
- Basso RM e cols (2014). Colapso induzido pelo exercício em um labrador retriever. Cienc. Rural vol.44 no.9 (disponível em http://dx.doi.org/10.1590/0103-8478cr20131549)
- Basso RM e cols (2015) . Ocorrência do SNP c.767G>T no gene DNM1 responsável pelo colapso induzido pelo exercício em cães da raça Labrador Retriever no Estado de São Paulo. Pesq. Vet. Bras. 35(5):486-490 (pdf)
- http://www.biotec-ahg.com.br/index.php/acervo-de-materias/saude/452-gene-mutante-causa-doenca-em-caes-labradores
- http://www.gensoldx.com/disease-tests/#EIC