5)Na detecção de animais que irão desenvolver doenças de início tardio: para doenças recessivas,

Um animal campeão de exposições

As exposições de cães são competições onde são avaliados vários exemplares de cada raça, e têm como objetivo selecionar o melhor animal de acordo com o padrão da raça.

Este padrão leva em conta características físicas como estrutura, postura, pelagem, cor, além da maneira como o cão se movimenta. São também avaliados o temperamento e o carisma do animal
.

Um cão com um título de campeão, já recebeu este certificado em alguma exposição, o que é uma boa indicação para o comprador de seu filhote de que o mesmo seguirá o padrão da raça. Cães com vários títulos foram julgados por diferentes juízes, o que aumenta a certeza de sua qualidade. Quanto maior a exposição, maior a certeza deste julgamento, afinal existem mais cães competindo. Cães com títulos internacionais são realmente cães com excelente qualidade, no que se refere ao padrão da raça.

 

Adquirir um filhote de cães que nunca tenham sido julgados em exposição, e não tenham recebido nenhum único título, pode ser perigoso pois você não sabe se os pais deste filhote realmente são animais padrão da raça. Não acredite unicamente na opinião do criador: ele obviamente afirma que seus animais estão dentro do padrão adequado.
 

MAS NÃO SE ENGANE!

Qualquer tipo de criador pode levar seus cães para exposições locais, e se o animal não tiver nenhum problema sério, pode chegar a receber um título.

Não valorize excessivamente este título.

Veja também os títulos dos pais do animal.

Um animal sem título algum, porém filho de campeões em grandes exposições é um animal com uma chance muito maior de ser um cão com o padrão correto da raça. 

Mesmo cães com diversos títulos podem ser portadores de doenças não aparentes, pois nenhum concurso julga informações sobre saúde!

Então, mesmo que o filhote que você está adquirindo seja de dois campeões mundiais, ainda assim você precisa de garantias sobre a saúde destes animais!

 

Veja aqui que tipo de atestados de saúde são necessários para cada raça.

Colaboração: Bruna Soares (estudante de Medicina Veterinária, handler e criadora)