5)Na detecção de animais que irão desenvolver doenças de início tardio: para doenças recessivas,

DOENÇAS   RENAIS  FAMILIARES

COMO DETECTAR O CRIADOR QUE TRABALHA PARA DIMINUIR O NASCIMENTO DE ANIMAIS QUE DESENVOLVAM ALGUMA DAS DOENÇAS RENAIS FAMILIARES?

O criador responsável...

...só reproduz animais saudáveis, que já tenham passado por avaliações clínicas e laboratoriais para detectar a normalidade dos rins

Antes de escolher seu filhote, solicite ao criador os laudos de saúde renal dos pais assinados por um médico veterinário.

Muito cuidado com o criador que... 

......não realiza exames de saúde renal em seus animais antes de reproduzi-los, ou não disponibiliza estes exames para o comprador. Este criador pode estar reproduzindo cães doentes ou cães assintomáticos com problemas renais que ele ainda não detectou. 

Vocé é criador, já trabalha da maneira proposta para a diminuição destas doenças, mas quer fazer mais?

                       Parabéns!

Informe-se aqui,

ou

entre em contato conosco! 

Descrição:

          As doenças renais familiares são as doenças renais que afetam mais de um membro de uma mesma família, e são causadas por alterações genéticas. Na maioria das vezes, é difícil comprovar a real causa, mas a maior parte dos estudos demonstram se tratar de doenças complexas, ocasionadas por vários genes, como as doenças multifatoriais. Alguns poucos trabalhos indicam que em algumas raças existem doenças renais que são recessivas, apesar de muito pouco ser conhecido sobre a genética destas doenças. Cães com até cinco anos de idade são classificados como  tendo doença renal juvenil e o Shih tzu é uma das raças mais predispostas para esses tipos de alterações.

          Existe uma série de anormalidades renais dentro desde grande grupo de doenças e elas são classificadas da seguinte forma:

  1. Alterações estruturais: quando os filhotes nascem com desenvolvimento anormal dos rins, tamanhos e formas diferentes ou ainda a ausência do órgão.

  2. Nefropatia com proteinúria: alterações que geralmente evoluem para doença renal crônica, os filhotes apresentam sinais clínicos mais cedo, podem apresentar vômito, anorexia e apatia.

  3. Tubulopatias primárias: diminuem a capacidade de reabsorção dos túbulos renais, comprometendo a função renal. 

       As doenças renais em Shih Tzus jovens pode ser assintomáticas. Geralmente eles são ativos, brincam bastante, tendo como único sinal o retardo no crescimento, permanecendo com aspecto de filhotes. Por esse motivo o diagnóstico precoce é incomum. O diagnóstico pode ser confirmado através de exames laboratoriais, mas é importante saber a procedência do filhote e o histórico clínico dos pais. Os proprietários devem ficar atentos se o filhote demonstrar falta de apetite, vômitos ocasionais ou perda de peso e procurar orientação veterinária.

          

Diagnóstico:

          A doença é diagnosticada através de avaliações clínicas realizados por médico veterinário, especialmente o médico nefrologista. Para auxiliar no diagnóstico, o médico solicita exames de imagem como ecografia e exames de sangue. Os exames de imagem podem revelar diversos tipos de mal formações do rim, como desenvolvimento anormal dos rins, hipoplasia uni ou bilateral, rins supranumerários, policísticos ou a falta de um dos órgãos. Nos exames de sangue, o médico avalia os resultados do hemograma e do perfil bioquímico para avaliar a função renal, através dos níveis de ureia e creatinina, além de alterações como proteinúria, anemia não regenerativa e hiperfosfatemia, que nos animais sadios devem estar dentro dos parâmetros da normalidade. Somente com estes exames é possível confirmar o problema renal, no caso de alguma suspeita através de sinal clínico, ou mesmo ter certeza que um cão a princípio saudável possui realmente a função renal normal. Afinal, muitas vezes um animal com um dos rins ausente ou diminuído, a função renal é compensada pelo outro rim contralateral, não demonstrando qualquer sinal clínico. No entanto, estes cães devem ser retirados da reprodução pois irão transmitir o problema para os filhotes. 

Para saber mais:

- University of Prince Edward Island (http://discoveryspace.upei.ca/cidd/disorder/familial-kidney-disease)

- Peluso EM e cols. (2014) Displasia renal em cão filhote da raça Shih Tzu: relato de caso. Anais 35ºANCLIVEPA p.0656 (disponível aqui)

 

Colaboração: Bruna Valle, Médica Veterinária (CRMV 14367) e criadora de Shih Tzu há 10 anos.

Formada em Medicina Veterinária pela universidade federal de Pelotas-Ufpel, onde

atualmente cursa mestrado em Patologia Veterinária. Possui especialização em

nefrologia e urologia em pequenos animais pela Anclivepa-SP.