GENÉTICA CANINA: A ESCOLHA DE UM CÃO
ATOPIA (DERMATITE ATÓPICA)
COMO DETECTAR O CRIADOR QUE TRABALHA PARA DIMINUIR O NASCIMENTO DE ANIMAIS QUE DESENVOLVAM ATOPIA?
O criador responsável...
...só reproduz animais saudáveis, e que nuncam tenham manifestado os sintomas da doença.
Antes de escolher seu filhote, vá ao canil conhecer os pais. A atopia avançada é visível a olho nú. Se você suspeitar de algum problema de pele, solicite laudo do veterinário responsável pelos animais.
Muito cuidado com o criador que...
......não possibilita que o tutor conheça o canil e veja os animais que são os pais da ninhada. Este criador pode estar reproduzindo cães totalmente atópicos, e tendo muitas ninhadas com filhotes que terão altas chances de desenvolver atopia no futuro.
Descrição:
A atopia é um problema de pele que se desenvolve devido a uma predisposição genética para o desenvolvimento da alergia a alérgenos ambientais. O Shih Tzu é uma das raças mais acometidas por essa doença. A maioria dos cães apresenta o início dos sintomas entre seis meses a dois anos de idade, mas os sintomas podem se apresentar em qualquer idade. Um cão atópico geralmente desenvolve alergia a várias substâncias como pólen, fungos de ambiente, poeira doméstica ou fumaça de cigarro. A doença provoca inflamação, muita coceira, perda de pelos e a pele pode formar crostas. O tratamento tem como objetivo o conforto e qualidade de vida do cão.
(foto cedida por Bruna Valle)
Diagnóstico:
A doença é diagnosticada através de exames clínicos realizados por médico veterinário, especialmente o dermatologista. No entanto, se você ver um Shih Tzu com falhas de pelos e coceira excessiva, deve suspeitar deste problema, e solicitar um laudo veterinário para ter certeza qual é problema de pele do cão, pois pode ser alguma coisa mais leve e passageira.
Não existe um teste específico para determinar qual o tipo de substância está causando a alergia. Na maioria das vezes o diagnóstico é feito através de testes de exclusão, além de investigar informações importantes como o ambiente em que o animal vive, a alimentação, controle de parasitas, troca de produtos de limpeza de ambiente e produtos usados durante o banho. Para auxílio no diagnóstico existem ainda testes intradérmicos, similares aos de humanos, onde são testadas várias substâncias que podem causar alergia.
(foto cedida por Bruna Valle)
Colaboração: Bruna Valle, Médica Veterinária (CRMV 14367) e criadora de Shih Tzu há 10 anos.
Formada em Medicina Veterinária pela universidade federal de Pelotas-Ufpel, onde
atualmente cursa mestrado em Patologia Veterinária. Possui especialização em
nefrologia e urologia em pequenos animais pela Anclivepa-SP.
Para saber mais:
- University of Prince Edward Island (http://discoveryspace.upei.ca/cidd/disorder/atopy)
- Zanon JP e cols (2008). Dermatite atópica canina. Semina: Ciências Agrárias, vol. 29, núm. 4, pp. 905-919 (http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=445744090023)