5)Na detecção de animais que irão desenvolver doenças de início tardio: para doenças recessivas,

Arlequim é uma pelagem exclusiva para cães da raça Great Dane, conhecida no Brasil como Dogue Alemão ou Dinamarquês, caracterizada pela presença de manchas escuras entre áreas completamente brancas (como na imagem ao lado). Para ter esta pelagem, o cão deve ter o gene para “merle”, e também o gene para a pelagem Arlequim.

 

 Este gene, denominado “H” é dominante, isto significa que basta o animal herdar somente "H" do pai OU o da mãe, e já nascerá com a pelagem, contanto que estes animais também tenham o gene para ‘merle’ (M).

No entanto, assim como o gene ’M’  o gene ‘H’ também está relacionado com uma série de doenças que só se manifestam quando o mesmo ocorre em duplicata. Estas doenças são ainda mais sérias do que aquelas associadas somente ao gene merle, e incluem: surdez, cataratas congênitas, microoftalmia, cegueira, dermatite atópica, maior suscetibilidade a câncer de pele, esterilidade ou fertilidade reduzida, diversos outros tipos de defeitos congênitos

Como a pelagem Arlequim é mais valorizada que as outras pelagens do Dogue Alemão, criadores tentam produzir ninhadas com mais animais Arlequim. Muitos criadores acreditam que a melhor maneira de atingir este objetivo é cruzando dois animais arlequim.

Veja o resultado esperado para o cruzamento de dois cães Arlequim, caso a fêmea estivesse prenhe de 16 fetos no início da gestação:

- 4 entre 16 filhotes (ou 25%) não chegam a nascer, pois o aborto ocorre precocemente

- 3 entre 16 filhotes (ou 18,8%) nascem com as doenças descritas acima, podendo ainda não chegarem ao fim da gestação, sendo também abortos

- 5 entre 16 filhotes (31,2%)nascem saudáveis, porém com outras pelagens que não arlequim

- 4 entre 16 filhotes (25%) nascem saudáveis e com pelagens arlequim!!!

Este tipo de problema pode ser prevenido, apenas escolhendo o melhor cruzamento, de acordo com o tipo de pelagem: quando um animal Arlequim é cruzado com um animal de pelagem lisa (preto, mantado ou plaqueado), veja o que ocorre com a ninhada, caso a mesma também tenha 16 filhotes:

- 8 entre 16 filhotes (50%) nascem saudáveis e Arlequim

- 8 entre 16 filhotes (50%) nascem saudáveis e com outra pelagem (de acordo com pai ou mãe cruzado)

Veja como é a pelagem de um animal resultante de um cruzamento Arlequim x Arlequim. Este cão também é chamado popularmente de 'albino', devido à quantidade muito pequena de pigmentação em pelo, pele e olhos.

Para produzir animais arlequim, o criador não precisa cruzar dois cães com   este tipo de pelagem!

Não existe nenhuma maneira de ter uma criação de cães 100% arlequim

Ao escolher um Dogue Alemão, conheça sempre os pais. Mesmo que você fosse escolher de qualquer maneira o filhote saudável de uma ninhada, ao priorizar o cruzamento realizado da maneira correta, você estimula a criação focada no bem-estar da ninhada!