5)Na detecção de animais que irão desenvolver doenças de início tardio: para doenças recessivas,

Quando você se vê à frente de uma linda ninhada pode ser bastante difícil escolher dentre eles. Afinal, avaliar o temperamento de um filhote é uma tarefa difícil mesmo para especialistas da área. 

Contudo, é importante tentar escolher um filhote que tenha maior probabilidade em se adaptar ao seu estilo de vida, suas habilidades, experiência e expectativas. Sente entre os filhotes e observe a reação deles à você. Cada filhote terá uma personalidade diferente. Estas diferenças podem ser pequenas, mas terão um impacto no comportamento deles na fase adulta.

Aqui estão algumas dicas:

 

  • experiências durante as primeiras semanas de vida tem uma influência profunda no comportamento do filhote quando adulto. Ver o ambiente do filhote ajudará você a saber se a interpretação do criador para "várias experiências" é correta. Por exemplo: o filhote se depara com barulhos, outros cães e visitantes? 

 

  • alguns filhotes podem ser confiantes, curiosos e relativamente sem medo ao encontrar novas pessoas. Contudo, um filhote muito ativo pode necessitar de mais atenção no adestramento para garantir que comportamentos como brincadeiras muito barulhentas ou demanda excessiva por atenção não se desenvolvam em agressividade quando adulto.  

  • alguns filhotes podem ser nervosos e medrosos, ou relutantes em interagir. Um filhote que não se aproxime de você espontaneamente, particularmente mostrando sinais de ansiedade como se encolhendo ou se escondendo, irá necessitar de socialização e dessensibilização cuidadosas. É necessário muita paciência para garantir que medos e ansiedades não se desenvolvam em problemas comportamentais no adulto. 

Como uma regra geral, um filhote curioso e confiante terá quando adulto uma personalidade mais fácil para um tutor sem experiência. Filhotes mais medrosos necessitarão mais tempo e atenção, e  uma socialização cuidadosa. 

Não baseie sua decisão somente na aparência física. Se você escolhe um filhote saudável e bem socializado de um criador responsável, você tem uma chance muito maior de ter um companheiro saudável e feliz por muito tempo!