5)Na detecção de animais que irão desenvolver doenças de início tardio: para doenças recessivas,

Existem alguns documentos que são importantes de serem checados, tanto para a escolha do canil e da ninhada, como para efetivar a compra:

Na escolha do canil/ninhada: 

1) O requisito básico para você saber se o canil é oficial, é que o mesmo seja registrado no Kennel Club de sua região (existem outras entidades cinófilas, mas este é o único sistema oficial, e aceito internacionalmente). Para isto, encontre o Kennel Club de sua região, consultando o site da CBKC aqui, e procure a lista de canis credenciados. 

Lembre-se: ser filiado não é garantia de qualidade de criação, mas é o primeiro passo!

2) Pergunte se o criador faz algum contrato de compra e venda, e avise que vai querer ver o contrato antes de fechar negócio. Fuja de processos de compra sem contrato!

3) Solicite fotografias dos pedigrees dos pais: procure nomes repetidos nos dois pedigrees para avaliar se será realizado um cruzamento consanguíneo próximo

Fuja de ninhadas com muita consanguinidade! Veja como avaliar os pedigrees aqui.

Fuja de pessoas que afirmem que não têm pedigree dos pais, utilizando qualquer desculpa! É claro que você pode adotar um filhote assim, mas jamais pague por ele, estimulando esta prática!

 

4) Pergunte se o filhote vem com pedigree, e desconfie de criador que cobra a mais por isto. No entanto, saiba que é normal a emissão do pedigree atrasar, e o mesmo não estar pronto no momento da entrega do filhote. Tenha paciência, mas cobre o documento do criador SEMPRE. Leia aqui sobre a importância do pedigree.

5) Após saber sobre os exames de saúde realizados nos pais antes da reprodução, solicite fotografias/cópias dos mesmos (podem ser laudos de médicos veterinários de exames de imagem, por exemplo, ou testes genéticos). 

Só finalize a compra se:

- o criador lhe fornecer a carteira de vacinação do filhote, com os selos das vacinas e carimbo/assinaturas de médicos veterinários

- o criador lhe fornecer a documentação do microchip que afirma ter colocado no filhote. 

- concordar e tiver entendido todos os termos do contrato de compra e venda 

- juntamente com o filhote, você deverá receber  todos estes documentos, além de cópias dos pedigrees dos pais, juntamente a todos os exames de saúde realizados e laudos de testes de paternidade, quando realizados.