5)Na detecção de animais que irão desenvolver doenças de início tardio: para doenças recessivas,

"meu amigo 'tirou cria' da cachorra dele,

cruzando com um cão da mesma raça. Como o filhote era 'puro', e até tinha pedigree,

comprei dele”

Dois cães serem da mesma a raça não significa que devam produzir filhotes. Poucos exemplares de cada raça estão aptos a serem reproduzidos, e se seu amigo não é profissional da área, não sabe como avaliar isto. Além disto, somente o criador profissional sabe avaliar qual é o melhor macho para cada fêmea. Esta análise é importante não só para a manutenção do padrão da raça (veja aqui) mas também para evitar o nascimento de filhotes com doenças específicas da raça (veja aqui).

Não estimule este tipo de prática, que apesar de ser culturalmente muito comum, pode ser extremamente danosa para os filhotes que nascem, e para a raça como um todo!

Infelizmente pedigree não é sinônimo de saúde, ou de criador correto. Qualquer animal bom ou ruim pode ter pedigree, bastando que seus pais tenham sido também registrados. E pior: o documento pode ser até mesmo forjado.
Atualmente não é exigido atestado de saúde e nem existe controle algum da saúde dos cães registrados no Kennel Club (órgão emissor do pedigree). Não há garantias de que o animal seja saudável só porque ele tem um registro.
No entanto, quando o animal não tem pedigree, você não tem a mínima idéia de sua procedência.

Assim, ter pedigree é o mínimo (veja
aqui porque o pedigree é importante), mas não é nem de longe o suficiente! Atenção!

"comprei com pedigree, então está tudo certo”

Antes de escolher um filhote, você deve sempre conhecer os pais!! Se o canil é sério, os pais estarão no local. Esta análise é extremamente importante para observar a cor, tamanho, temperamento e comportamento esperados do filhote que você está querendo adquirir.

Caso tenha sido um cruzamento com padreador de outro canil, visite o outro canil também, desta forma já conhecerá o padrão da linhagem que vai adquirir. Se não puder visitar ambos os canis, ao menos solicite a garantia de premiação do animal que você não está conhecendo: solicite fotografias tiradas com escala, vídeos, pedigrees e certificados de campeonato.

Veja
aqui qual a importância de um cão campeão.

"comprei em um canil conceituado, mas não

conheci os pais”

“comprei em um canil conceituado e conheci

os pais que eram cães premiados e belíssimos

e com comportamento como eu esperava. Mas não me preocupei em saber como era a saúde dos mesmos e nem do restante da família do filhote”

Características externas e comportamento são ineressantes de serem avaliadas no momento da escolha. No entanto, cada raça possui doenças específicas, que são extremamente importantes de serem avaliadas pelo comprador.
Solicite exames e atestados de saúde dos pais e dos avós do filhote. Todo canil sério, deve ter um veterinário responsável. Converse com ele, esclareça suas dúvidas sobre as doenças da raça.

 

Informe-se aqui sobre as doenças comuns da raça que você está comprando.